Antes de falarmos sobre Chakras, em primeiro lugar, é necessário falar um pouco sobre energia. Sempre friso que todos nós somos energia na forma de vibração.
Ou seja, tudo aquilo que você vê no Universo é de acordo com à vibração dos seus átomos. Portanto, mesmo que algo pareça fixo aos nossos olhos, ele está em constante movimento.
Índice de Conteúdo
O que são Chakras?
Chakras são, antes de mais nada, vórtices energéticos que estão em constante movimento circular. E, acima de tudo, possuem a forma de uma roda. A palavra é originária do Sânscrito e, assim, significa “roda”.
Vale ressaltar que eles estão no nosso corpo físico bem como no nosso corpo energético. Então, é através dos Chakras que fazemos trocas energéticas com o meio exterior.
Além disso, eles são os responsáveis por distribuir a nossa energia vital a todas as células do corpo.
Nesse sentido, cada um dos principais Chakras está associado a uma glândula endócrina do corpo humano. E, do mesmo modo, são responsáveis por enviarem sinais para estas informando a necessidade ou não da secreção hormonal.
Os nossos 7 principais Chakras
Temos vários Chakras em nosso corpo, mas 7 são os principais. Assim sendo, cada um está relacionado a um tipo de emoção, sentimento e desejo ou medo.
Eles estão distribuídos no nosso corpo energético. Nesse sentido, se localizam ao longo da nossa espinha dorsal. Além disso, possuem as suas aberturas viradas para cima, para baixo, para frente e para trás.
Então, vamos conhecer melhor cada um deles?!
1. Chakra Básico
Nome: Muladhara
Cor: Vermelho e preto
Localização: Na base da coluna vertebral com a abertura para baixo
Cristais: Jaspe vermelha, Ônix, Turmalina negra
Sua função é conectar nossas energias com a terra. Este Chakra trata da relação que temos com a matéria ou dinheiro e está muito ligado à prosperidade.
Quando está desequilibrado causa insegurança, medo e desmotivação. Além disso, é comum também que pessoas com o Chakra Básico em desequilíbrio sofram problemas de constipação.
2. Chakra Sacral
Nome: Swadhisthana
Cor: Laranja
Localização: Na região umbilical
Cristais: Cornalina, Jaspe Madeira
Também chamado de Chakra sexual. É ele que trata da maneira como lidamos com os prazeres da vida. Além disso, é o responsável pela maneira que nos relacionamos com os outros e pela manifestação da nossa criatividade. É ele que distribui energia para toda a área genital, reprodutiva e urinária.
Quando está desequilibrado pode provocar desânimo, problemas de relacionamentos e também problemas de libido.
Por outro lado, quando hiperativo provoca uma libido exagerada e outros tipos de compulsões ou vícios.
3. Chakra do Plexo Solar
Nome: Manipura
Cor: Amarelo
Localização: Alguns centímetros acima do umbigo
Cristais: Citrino, Olho de Tigre, Calcita
O Chakra do Plexo Solar é, sobretudo, ligado às nossas emoções. Dessa forma, quando sentimos um choque emocional podemos sentir uma energia muito grande na região onde ele se localiza.
Além disso, ele retém emoções como o medo, a raiva, a tristeza e também a ansiedade. Nesse sentido, é recomendado que seja frequentemente energizado e equilibrado.
O Plexo Solar é responsável pelo funcionamento do fígado, do pâncreas, do estômago e dos rins. Então, quando em desequilíbrio causa problemas digestivos, além de causar medo excessivo e irritação.
Pessoas com este Chakra desequilibrado sentem um bloqueio muito grande que as impedem de agir.
4. Chakra Cardíaco
Nome: Anahata
Cor: Verde
Localização: No centro do peito, próximo ao coração
Cristais: Quartzo rosa, Quatzo verde, Aventurina
Este Chakra está exatamente no meio dos outros 6 e tem a função de equilibrá-los. Além disso, faz a conexão entre o céu e a terra, ou seja, entre o físico e o espiritual.
O Chakra cardíaco é responsável pela distribuição de energia ao sistema cardiorrespiratório. Assim, os sentimentos que estão ligados a este Chakra são de afeto, compaixão, amor ao próximo e a si mesmo.
Quando está desequilibrado faz com que as pessoas sintam raiva, inveja, medo da rejeição. Fisicamente o seu desajuste pode causar problemas respiratórios, dores na região, além de problemas cardíacos.
5. Chakra Laríngeo
Nome: Vishuddha
Cor: Azul-celeste
Localização: Próximo à garganta
Cristais: Turquesa, Água marinha, Quartzo Azul
Também é conhecido como o Chakra da garganta. Este vórtice está ligado à glândula da tireoide. Sua função está ligada às nossas competências comunicativas. Como, por exemplo, a expressão de nossas ideias e concretização dos nossos planos.
O Chakra laríngeo engloba todos os sentidos da comunicação, desde a escuta até a expressão das nossas palavras.
Quando não falamos tudo o que gostaríamos por algum motivo ou não expressamos a nossa real opinião, causamos o seu desequilíbrio. Assim, quando está desequilibrado causa timidez, sentimentos de inferioridade e de culpa.
Fisicamente pode desenvolver problemas na tireoide ou dores de dente e de garganta.
6. Chakra Frontal ou Terceiro Olho
Nome: Aija
Cor: Azul-índigo
Localização: Entre as sobrancelhas, entre o nariz e a testa.
Cristal: Lapis-lazuli, Sodalita
O Chakra do terceiro olho controla todos os outros Chakras. E, assim, é responsável por interligar os nossos 5 sentidos básicos: Audição, Olfato, Visão, Tato e Paladar.
O Frontal quando bem equilibrado promove nossas capacidades de memória, imaginação e raciocínio. Além disso promove o nosso dom de intuição e faz com que tenhamos sonhos mais lúcidos.
Quando em desequilíbrio promove a falta de concentração, confusão mental, medo de julgamentos alheios, além de causar pesadelos. Nesse sentido, a nível físico pode causar dores de cabeça e favorecer o desenvolvimento de sinusite.
7. Chakra Coronário
Nome: Sahasrara
Cor: Violeta, Branco
Localização: No topo da cabeça com abertura para cima
Cristais: Ametista, Angelita, Cristal de Quartzo
Este Chakra tem como função principal a conexão com o plano espiritual e está ligado à glândula pineal.
Assim, é através deste Chakra que desenvolvemos a expansão da consciência, além de habilidades mediúnicas e telepáticas.
Quando está em desequilíbrio pode causar problemas neurológicos e fazer com que a pessoa desenvolva medos e fobias. Além disso, uma outra consequência do seu desequilíbrio é a falta de fé no Criador e na vida.
Conclusão
Os Chakras são os vórtices energéticos do nosso corpo. Assim, impactam tanto o corpo físico, quanto o mental, o emocional e o espiritual. Por isso, a importância de conhecer melhor cada um dos deles.
Um chakra alinhado e em equilíbrio será sempre fonte de saúde, bem-estar, disposição e segurança. Desse modo, quando estão desalinhados, causará desarmonia no seu corpo e bloqueios energéticos na sua vida. E, infelizmente, como resultado, haverá danos, doenças e distúrbios.
O princípio básico da maioria das terapias holísticas é a atuação no campo energético do indivíduo. Dessa forma, valem-se do entendimento dos chakras para ativar o processo de cura e de equilíbrio. Além disso, possibilita que a pessoa passe a enxergar a vida sob uma nova perspectiva. E, assim, desenvolver o amor-próprio e desbloquear a energia para que sua vida volte a fluir novamente em todos os aspectos.
Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo. Desta forma, este artigo atinge um maior número de pessoas.
Deixe seu comentário aqui e me conta o que achou desse artigo!
Gratidão!
Até o próximo post 😉
[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"
Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.
0 Comentários