man 3591573 1920 1024x682 - Aprenda a Identificar e Reprogramar Crenças Limitantes de Uma Vez Por Todas

Você já se pegou desejando muito algo e não “vê” nada acontecer? Você pede e deseja de coração, vibra em uma frequência alta, de gratidão e alegria e nada acontece? Ou pior ainda, acontece o oposto do seu desejo? Sabe por que isso acontece? Isso mesmo! Por causa das crenças limitantes que todos nós possuímos.

Cada indivíduo possui suas próprias crenças que foram absorvidas de acordo com o meio em que cresceu. Todos nós possuímos crenças e a maioria esmagadora dessas crenças são limitantes. Ou seja, são crenças que nos bloqueiam e nos paralisam.

Se você quer saber mais sobre crenças limitantes e como superá-las para alcançar seu máximo potencial usando a lei da atração a seu favor, esse artigo foi escrito pensando em você.

Vem comigo!

Clique aqui para conferir o nosso artigo anterior sobre crenças.

Índice de Conteúdo

Introdução

Crença é tudo aquilo que foi absorvido pelo nosso inconsciente de fatos que nós vimos, ouvimos e vivenciamos desde a nossa concepção até os dias de hoje. E elas vêm nos acompanhando desde então e geralmente possuem algum choque emocional.

Quando somos crianças observamos o mundo a nossa volta e vamos armazenando tudo na nossa memória subconsciente. E como consequência disso, passamos a ter os mesmos hábitos, comportamentos e crenças das pessoas com quem convivemos e crescemos juntos.

Imagina o que se passa na cabeça de uma pessoa, que cresceu ouvindo dos seus pais e mestres frases como: “Nossa que criança tonta”, “Você nunca vai ter sucesso na vida”, “Não sei porque você nasceu, só dá trabalho” e por aí vai.

Às vezes falamos coisas no calor da emoção e sem pensar muito bem nas palavras. Porém, o que falamos terá um impacto muito grande e muito forte na vida da pessoa que está ouvindo isso. Principalmente se for criança e que ainda está sendo “moldada”.

Já aconteceu alguma vez de você querer muito alguma coisa, por exemplo: querer muito dinheiro, mas de repente vem uma voz na sua cabeça e você começa a pensar que “dinheiro é ruim”, que “quem tem dinheiro é desonesto”. Então você se recorda que um dia seus pais falaram que você nunca ia ser ninguém na vida. “Que você tem que se contentar com pouco.” Dentre outros inúmeros pensamentos e vozes que você guarda dentro de você. E, muitas vezes, você nem sabe, mas que te boicotam sempre que quer algo. Vivemos na correria do dia a dia, no piloto automático e raramente paramos para nos questionar.

Entendendo um pouco melhor o que são as crenças limitantes

mental health 3337026 1920 1024x731 - Aprenda a Identificar e Reprogramar Crenças Limitantes de Uma Vez Por Todas

Nós, seres humanos, principalmente enquanto ainda somos crianças absorvemos crenças e atitudes dos nossos pais e das pessoas mais velhas com quem convivemos por um padrão chamado “modelagem”. Ou seja, a criança se “molda” aos padrões dos adultos com quem convive. Essas informações são armazenadas no subconsciente. A partir daí, passam a fazer parte da nossa vida e a partir disso dominam nossos pensamentos. Isto é, até o momento que nos damos conta e buscamos um modo de reprogramá-las.

As crenças, assim como nós, possuem vibrações. Ao mesmo tempo em que você pensa “quero dinheiro”, a sua crença de que “quem tem dinheiro é desonesto” está armazenada no seu subconsciente e te boicota.

As crenças puxam você para o sentido oposto daquilo que deseja. Porque você quer dinheiro, mas, para a sua mente “quem tem dinheiro é desonesto”, logo, você não quer ser desonesto. Então nesse caso o seu subconsciente irá dar um jeito para você não conseguir dinheiro para que você não se sinta desonesto.

Faz sentido para você?

Isso é muito sério! Isso trava a sua vida. Trava a sua prosperidade. As crenças estão bloqueando e travando a sua vida! O Universo é próspero e abundante! Mas, as crenças limitantes vão sempre no sentido contrário a isso.

Também podemos nomear as crenças como sendo “programas” instalados no nosso subconsciente. As crenças limitantes são os maiores obstáculos que nos impedem de alcançarmos o sucesso em nossas vidas e tem grande impacto na nossa saúde ou na falta dela.

Uma ressalva…

Aqui é importante ressaltar que só pensar positivo e fazer 5 minutos de afirmações positivas não são suficientes para alterar anos e anos de crenças que estão arraigadas no seu subconsciente. Muito pelo contrário! Se você acreditar que só 5 minutos de pensamentos positivos farão a sua vida mudar do dia para a noite, você irá se frustrar. E, além disso, acabará se debilitando ainda mais. E isso abrirá as portas para energias de frequência baixa se instalarem em você.

Pensar positivo é muito importante

Mas, além disso, há outros pontos que merecem a sua atenção. Como por exemplo: manter a autoestima elevada, evitar se apegar a sentimentos negativos e de baixa vibração e o mais importante: reconhecer e ressignificar as suas crenças.

Não vai adiantar você pensar “eu vou me curar dessa enfermidade”, se a sua infância toda você ficou ouvindo que você tinha saúde frágil, que era sensível, que se adoenta facilmente. Todas essas “mensagens” que você recebeu estão armazenadas em você. Foram anos e anos recebendo essas programações e por isso é impossível se libertar de tudo isso fazendo 5 minutos de afirmações positivas.

Ajuda! Com certeza ajuda muito, mas não é o suficiente. É um treino diário. “Orai e vigiai”. Você deve se policiar constantemente. Cuidado com os pensamentos e sentimentos. Preste atenção no que você fala, como se expressa. Mais um dito popular: “A boca fala o que o coração está cheio!”. É uma junção de fatores.

“A mente não se concentra apenas na cabeça, mas sim que está distribuída em moléculas sinalizadoras presentes no corpo todo. (…) As emoções não se originam apenas de respostas do corpo ao ambiente. Por meio da autoconsciência, a mente pode usar o cérebro para gerar “moléculas de emoção” e agir sobre todo o sistema. Enquanto o uso apropriado da consciência pode tornar um corpo doente mais saudável, o controle inconsciente inapropriado das emoções pode causar muitas doenças.” (trecho extraído do livro “A Biologia da Crença” de Bruce H. Lipton)

É importante salientar que…

As nossas crenças são frutos não só de fatos que nós vivenciamos, mas que também podemos adquirir essas crenças a partir de experiências de outros indivíduos e que nós passamos a aceitá-las como “verdades”. Esse tipo de crença geralmente vem nos nossos “mestres”, que podem ser nossos pais, professores, avós…

Ou seja, são crenças que nos foram ensinadas desde o momento da nossa concepção até o momento atual. Também pode ter sido trazidas dos nossos ancestrais, que são “herdadas” de até 7 gerações passadas e também podemos “receber” crenças que dizem respeito as experiências do consciente coletivo, ou seja, da sociedade.

Contextualizando alguns pontos importantes para entender melhor as crenças limitantes

image 27 - Aprenda a Identificar e Reprogramar Crenças Limitantes de Uma Vez Por Todas

Paradigmas

As crenças que carregamos geram os paradigmas, que são os nossos limites.

Nossas crenças e nossos paradigmas nos colocam em uma zona de conforto por medo. É um mecanismo de defesa da nossa mente. Nós temos medo de tudo que é desconhecido. Se é conhecido, logo é seguro e está tudo bem assim.

Autossabotagem

Pelo fato do conhecido ser considerado “seguro”, as crenças e os paradigmas geram a autossabotagem. Ou seja, sempre que você tentar sair da zona de conforto, o seu subconsciente criará formas de lhe pôr medo para que você não mude, não se liberte do que lhe causa dor e sofrimento.

Por mais que uma situação seja ou esteja ruim, ela é “conhecida” e como mecanismo de defesa, a mente tem ainda mais medo do desconhecido por não saber exatamente o que esperar.

Sombras

Já as sombras são os aspectos que foram rejeitados ou reprimidos dentro da gente.

Todos os comportamentos possuem um porquê escondido. Os vícios são fugas e estão associados a uma carência. A pessoa viciada tenta suprir uma coisa com outra. A mente fez uma associação daquele vício a algo bom (associou a liberdade, felicidade, a segurança, ao prazer, a confiança, etc.). Ou então, é uma forma de descontar os problemas que ela mesma atraiu para a sua própria vida em algo. Uma pessoa que come exageradamente, por exemplo, pode comer pois não se sente amada e “desconta” a falta de amor na comida.

Exercício para descobrir quais são as crenças limitantes que estão boicotando você

Pegue um papel e uma caneta e escreva as respostas para as seguintes perguntas:

PS: Pode ser que demore um tempo para que as respostas venham. Não se cobre! Não coloque pressão. Se questione e quando as respostas vierem, escreva tudo que vier a sua mente no papel.

image 28 - Aprenda a Identificar e Reprogramar Crenças Limitantes de Uma Vez Por Todas

As perguntas estão agrupadas em “partes” para facilitar. Vamos lá?!

Parte 1

1 – O que aconteceria na minha vida hoje se…

(Exemplos: Se eu ganhasse muito dinheiro / Se eu encontrasse o amor da minha vida / Se eu tivesse uma saúde perfeita)?

Exemplo: “Se eu ganhasse X mil reais por mês a partir de hoje, eu teria condições de dar uma vida melhor para minha família…”

1.1 – Qual (o que) é o melhor disso…?

(Exemplos: Qual é o melhor de ter muito dinheiro? Qual é o melhor de ter o amor da minha vida? Qual é o melhor de ter uma saúde perfeita?)

Exemplo: “O melhor de ter X mil reais todo mês a partir de hoje é que poderia ficar mais tempo com minha família…”

Parte 2

2 – O que aconteceria de ruim na minha vida se…?

(Exemplos: Se eu ganhasse o tanto de dinheiro que eu desejo / Se eu encontrasse o amor da minha vida / Se eu tivesse uma saúde perfeita)

Exemplo: “Se eu ganhar X mil reais por mês, todo mês a partir de agora eu me sentiria uma pessoa ruim, desonesta…”

2.1 – Qual é o pior disso…?

(Exemplos: Qual é o pior de ter muito dinheiro? Qual é o pior de ter o amor da minha vida? Qual é o pior de ter uma saúde perfeita?)

Exemplo: “O pior de ganhar X mil reais todo mês é que minha família vai ficar me pedindo dinheiro emprestado…”

Faça esse exercício para descobrir o que está bloqueando a sua vida.

Aqui listei alguns exemplos, mas você faz com aquilo que está causando mal para você.

Esse exercício é muito pessoal. Não tem uma regra a ser seguida. Aqui, resolvi focar muito em prosperidade, pois, é uma das questões que mais vejo as pessoas relatando ter bloqueios.

As respostas para essas perguntas serão as suas crenças.

Elas estão aí dentro de você. Elas te sabotam. Você só precisa acessá-las. Comece a se questionar mais.

A partir de agora, faça afirmações positivas opostas as suas crenças. E mude a sua vibração.

Saiba que não será do dia para a noite que você verá os resultados. Isso é quase impossível.

São anos e anos de crenças limitantes. Por isso, tenha paciência e confie no processo.

Se achar que não está conseguindo sozinho(a), não sinta vergonha em pedir ajuda. É sempre muito bom e muito importante contar com a ajuda de um profissional qualificado.

Efeito placebo e efeito Nocebo

image 29 - Aprenda a Identificar e Reprogramar Crenças Limitantes de Uma Vez Por Todas

Efeito Placebo

O efeito placebo é um exemplo ótimo para explicar como a nossa mente tem um poder incrível de se curar ou se matar.

O efeito placebo é causado pela melhora ou cura total de algum mal que se dá por meio da ingestão de pílulas de açúcar. Isso mesmo: açúcar!

A pessoa acredita que está tomando um medicamento, mas na verdade está consumindo apenas alguns gramas de açúcar.

Vários experimentos já comprovaram a eficiência deste método. Fato que deixa cada vez mais claro e evidente o poder da mente humana.

As pessoas acreditam que tomando o medicamento irão se curar e se curam. Mas, não foi o medicamento em si que a curou, foi a cabeça dela, foi o fato dela acreditar que iria se curar.

Henry Ford disse uma vez: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

Tudo começa na mente! A mente humana é capaz de tudo, mas para isso é preciso que você queira, aceite e acredite.

Caso contrário é perigoso que você acabe caindo nas armadilhas do “efeito Nocebo”.

Mas como assim “Efeito Nocebo”?

Bem, se o efeito placebo, como acabamos de ver, tem o “poder” de realizar verdadeiros “milagres” devido a mente acreditar em algo, o efeito Nocebo é exatamente o oposto. É um processo em a mente emite pensamentos de baixa vibração e que afetam a sua saúde, mas nesse caso de forma negativa.

Senta que lá vem a história…

Um hipnoterapeuta, com quem eu me tratava, me contou que, certa vez, uma senhora foi para uma consulta. Ela chegou lá toda acabada. Ele quis saber o porquê ela estava naquele estado deplorável.

Ela então contou que o médico havia lhe dado somente mais 2 meses de vida, pois tinha um câncer gigante no pulmão. Por conta disso, nem banho ela estava mais tomando.

Ela aceitou o que o médico lhe disse como verdade absoluta.

O hipnoterapeuta fez a seguinte pergunta a mulher: “O seu médico é Deus?”

E a mulher respondeu que não.

A outra pergunta que ele fez para a senhora foi se ela queria continuar vivendo e a respostas foi: “Claro que sim”.

Nesse caso, depois foram feitas algumas sessões de hipnose. Mas, ele me disse que, devido ao poder da mente humana, a senhora foi orientada a se imaginar dando um tapa no tumor e mandando ele embora para bem longe.

Além disso, ele pediu à senhora para que quando ela chegasse na casa dela, tomasse banho e se arrumasse, bem bonita e saísse para dar uma volta e passasse a amar mais.

Quando fui à consulta ele me contou essa história e disse que havia se passado 2 anos desse episódio. E, me disse, que o câncer da senhora estava do tamanho de uma ervilha, quase desaparecendo.

Esse exemplo é real. Serve não somente para ilustrar, mas principalmente para reforçar o poder da mente humana. E, de como as crenças agem na vida de cada um de nós, sejam elas boas ou limitantes.

Por isso, quem me acompanha aqui, já cansou de ver como eu bato na tecla de como é importante o autoconhecimento. Além de possuir uma autoestima elevada, ser autoconfiante e se priorizar sempre!

Conclusão

Cerebro 5 1024x723 - Aprenda a Identificar e Reprogramar Crenças Limitantes de Uma Vez Por Todas

Reconhecer crenças limitantes não é algo tão fácil. Exige treino e atenção. Mas quando você reconhece quais são as crenças que possui e como elas prejudicam a sua vida, você tem a oportunidade de se libertar delas.

Você escolhe se quer agradecer ou reclamar. Assumir que é responsável pela sua vida ou se vitimizar.

Nós recebemos a grande maioria das crenças enquanto crianças. Ou seja, enquanto não podíamos pensar por nós mesmos. Mas, o que você fará com isso a partir de agora, que já sabe mais sobre as crenças limitantes e o poder incrível que possui através da sua mente, é da sua responsabilidade.

A partir de agora, você tem informação. Não tem mais desculpa esfarrapada de que “eu não sabia” ou “eu era só uma criança indefesa”.

Eu já passei por isso. Falo com autoridade sobre o assunto. Foi difícil! Mas, acima de tudo: Foi libertador!

Agora você pode escolher assumir as rédeas da sua vida, cavar suas crenças e enfrentá-las ou pode ficar aí sentado(a) resmungando e se afundando cada vez mais na lama. Use o poder da sua mente a seu favor. Vá ao encontro do Seu Melhor Eu!

Assuma o poder da sua vida.

Escolha vibrar alto! Escolha ser “O Seu Melhor Eu”

Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário aqui pra mim!

Me despeço de você com vibração de muito amor, alegria e gratidão.

Fique bem! Fique em paz!

Nos vemos no próximo post 😉

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.

Obter Livro*Material gratuito

Sobre o Autor

Vanessa P. S.
Vanessa P. S.

Consumidora assídua de materiais de Autoconhecimento, Espiritualidade Física Quântica, posso dizer que sou uma apaixonada pelos assuntos em questão. Estou nesta jornada há mais de 5 anos e resolvi criar o blog “O Seu Melhor Eu”, com a finalidade de compartilhar conteúdos para ajudar outras pessoas a alçarem o máximo potencial de suas vidas e irem em busca das suas melhores versões de si. Deixo espaço para comentários e sugestões, pois acredito que todos nós sempre temos algo a ensinar e a aprender. Fico feliz por você estar aqui! Forte abraço

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Boa tarde, Vanessa! Tenho lido seu material há dois dias, quero apenas te agradecer por compartilhar seu conhecimento de forma tão clara e objetiva! Desejo que alcance muito além do almeja! Graça e Luz para nós!

    • Boa tarde, Natália! Eu que agradeço o seu feedback maravilhoso! Fico muito feliz em saber que está gostando! Espero poder ajudar cada vez mais pessoas com o conteúdo do blog! Muita Luz para nós!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.