roda do Espectro 1024x576 - YOGA – Contexto e conceitos básicos para iniciantes
E-book gratuito – Tudo sobre Terapias Holísticas

A princípio, o Yoga originou-se na Índia. Assim, o termo vem do sânscrito e significa união. Nesse sentido, tem como objetivo aumentar o autoconhecimento, a paz interior, o bem-estar e obter um equilíbrio perfeito. Que são gerados, ao passo que, nos reconectarmos com nossa essência por meio de técnicas de respiração, posturas, movimentos físicos e da meditação. Acima de tudo, esta prática inclui estabilidade interna, mental e externa. Além disso, todo mundo que quiser, pode praticar yoga, tanto crianças quanto idosos. Pois, é considerada uma atividade de baixo impacto.

Índice de Conteúdo

Yoga e religião

O yoga é, antes de mais nada, uma filosofia. Ou seja, um caminho para reconectar-se à sua essência. Esta, fica esquecida, sobretudo, por conta dos “papeis sociais” que são criados ao longo da nossa vida. Apesar de muitas pessoas associarem o yoga a algumas religiões do Oriente (como o hinduísmo e/ou budismo, por exemplo), a prática não tem cunho religioso.

O yoga, primordialmente, tem como finalidade silenciar a mente, promover relaxamento e tranquilidade. Contudo, o que poucas pessoas sabem é que existem diversas modalidades, escolas e ramificações dentro do Yoga.

Confira agora os principais tipos de yoga:

destaques blog 25 - YOGA – Contexto e conceitos básicos para iniciantes

Hatha Yoga – atenção na ação

Essa modalidade é considerada, primeiramente, como yoga clássico. Além disso, muitas das técnicas existentes hoje se originaram do Hatha Yoga. Como, por exemplo: Ashtanga yoga, Iyengar yoga, Power yoga, Vinyasa yoga.

Seu maior foco é, acima de tudo, no corpo. Buscando, assim, melhorar o condicionamento físico, promovendo maior flexibilidade e diminuindo o estresse, sem se aprofundar tanto na parte filosófica. Dessa forma, é muito indicada para quem quer começar a praticar yoga.

Ashtanga Yoga – força do corpo

Primeiramente, é composto por 6 séries fixas de postura, que vão sendo introduzidas ao praticante progressivamente (varia de aluno para aluno). Nesse sentido, visa obter mais força, maior flexibilidade e mais resistência corporal. Então, prepare-se para suar muito!

Iyengar Yoga – postura

Esta modalidade é intensa e focada, acima de tudo, na postura. Por este motivo é imprescindível o acompanhamento de um profissional e de objetos para auxiliar na realização dos movimentos, como cintos e almofadas, por exemplo. Possui um ritmo mais lento e, então, é indicado para pessoas que buscam melhorar a postura.

Power Yoga – condicionamento físico e flexibilidade

Este estilo de yoga é, acima de tudo, uma combinação entre movimentos fortes, técnicas de postura e respiração dinâmica. Sendo assim, exige força e tem como objetivo melhorar o condicionamento físico e a flexibilidade. Então, prepara-se para suar muito nesta modalidade também!

Vinyasa Yoga – movimentos contínuos

Essa variante se baseia na realização de posturas em flow, isto é, uma sequência de movimentos que juntos parecem uma coreografia. As posturas são sincronizadas com a respiração e por isso está prática é muito utilizada para quem visa ter um maior equilíbrio entre o corpo e a mente.

Kundalini Yoga – corpo e mente

Essa prática visa equilibrar os chakras, e, principalmente aumentar a energia do primeiro chakra, que é o chackra básico. Ele fica localizado na base da coluna, e, assim, o aumento da sua energia proporciona maior nível de consciência, plenitude e bem-estar. Essa modalidade é recomendada para quem busca trabalhar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

Raja Yoga – espiritualidade

Esse estilo é focado na parte espiritual, na meditação e também na postura, mas não na parte física. É, então, recomendada para pessoas que querem aprender a meditar e a silenciar a mente e que buscam maior desenvolvimento pessoal.

Bikram Yoga (Hot Yoga) – estimular o metabolismo

Está é a única prática onde é permitido beber água durante a aula, pois, ela é realizada em um ambiente climatizado a uma temperatura de 43º C (aproximadamente, pois depende do números de participantes). Isto é feito para estimular o metabolismo por meio do aumento de temperatura e assim contribuir para o processo de desintoxicação do corpo e sua purificação.

Estes são, enfim, apenas alguns tipos de Yoga existentes. Todavia, você deve ter clareza quanto ao objetivo e à meta que deseja atingir para saber qual é a prática melhor e mais recomendada para você.

Lembre-se: Yoga é mais que um simples exercício ou uma forma de meditação, é, acima de tudo, um estilo de vida, que conduz à expansão de consciência. Mas, por ser, também. uma atividade física recomendamos que consulte um especialista de sua confiança antes de iniciar qualquer prática e faça um check-up preventivo.

O yoga é composto por 8 passos

Apesar de haver diferentes estilos de yoga, como já citado anteriormente, todos eles seguem 8 passos em suas práticas que devem ser respeitados.

São eles:

Yama Padrões de conduta moral e ético (não violência, não mentir,
não roubar, não exagerar, não ter apego), ou seja, controlar as
emoções negativas
Niyama Atitudes positivas em relação a nós mesmos (purificação,
contentamento, autodisciplina, estudo de si mesmo e devoção)
e bons pensamentos
Asana Postura corporal e movimentos físicos. Busca do equilíbrio mente,
corpo e espírito
Pranayama Exercícios respiratórios em busca da estabilidade da energia
vital (respiração consciente)
Pratyahara Controle dos sentidos e da mente
Dharana Concentração
Dhyana Meditação
Samadhi Consciência plena

 Outros termos muito utilizados dentro do Yoga são:

MudrasGestos de poder
MantrasOrações e/ou frases de poder

Como praticar yoga

4940 1024x683 - YOGA – Contexto e conceitos básicos para iniciantes

A princípio, você precisa, basicamente de um tapete, roupas confortáveis e disposição. Além disso, vale salientar a importância de ter uma mente flexível, para conhecer e aceitar seu próprio corpo e reconhecer suas limitações.

Durante a prática, você deve,acima de tudo, se manter focado no tempo presente, no seu corpo e nos movimentos que realiza. Para alcançar a concentração necessária, você deve estar atento, principalmente, em manter a respiração constante e equilibrada, ficando a seu critério se deseja ou não entoar mantras durante a prática.

As aulas são compostas, sobretudo, por técnicas de: postura, respiração e relaxamento. Assim sendo, proporciona tanto benefícios físicos, (como maior flexibilidade, equilíbrio e fortalecimentos dos músculos), quanto a nível psicológico e emocional (como aumento da sensação de bem-estar, mais calma e tranquilidade e diminuição do estresse).

Como já foi mencionado, dentro do yoga existem posturas, e dessa forma cada uma delas possuem nomes específicos.

Confira agora algumas definições por curiosidade:

Adho Mukha SvanasanaPostura do cachorro olhando para baixo
Anjali mudraPosição de prece
Ardha UttanasanaPostura do alongamento intenso
Ashwa SanchalanasanaPostura do corredor
BalasanaPostura da criança
BitilasanaPostura da vaca
Chaturanga DandasanaPostura da prancha baixa
KumbhakasanaPostura da prancha
MarjaryasanaPostura do gato
SavasanaRelaxamento final
Setu Bandha SarvangasanaPostura da ponte
Surya NamaskarSaudação ao Sol
TadasanaPostura da montanha
Urdhva HastasanaPostura dos braços para cima
Urdhva Mukha SvanasanaPostura do cachorro olhando para cima
UttanasanaPostura do alongamento para frente
Virabhadrasana I Postura do guerreiro I

Benefícios

  • Diminui a pressão arterial
  • Reduz o estresse ena ansiedade
  • Aumenta a imunidade
  • Melhora o humor (mais alegria e entusiasmo)
  • Maior estabilidade emocional e sentimento de paz interior
  • Pode haver redução do peso corporal
  • Amplia a consciência em relação ao seu corpo
  • Controle de sentimentos ruins, como raiva e angústia
  • Relaxamento do corpo e da mente
  • Melhora a qualidade do sono  
  • Desapego material
  • Maior autoconhecimento e autorrealização

Yoga e vegetarianismo e veganismo

A prática do yoga, acima de tudo, incentiva uma mudança de vida completa. Então, geralmente, quem pratica acabando mudando o estilo de vida e optando por opções alimentares mais saudáveis.

Nesse sentido, junto com o primeiro passo do Yoga (Yamas), você aprende a respeitar padrões de conduta moral e ético e o da “não violência” é um deles. Sendo assim, muitos associam esta recomendação (da não violência) a qualquer outro ser vivo. E, por isso não aconselham a ingestão de carnes (vegetarianos) ou de qualquer produto de origem animal (veganos).

Está ideia é, enfim, questionável e é apenas uma “recomendação”. Dessa forma, você não precisa necessariamente ser vegetariano ou vegano para praticar yoga, que tem como ideia principal a união. O ser humano possui, acima de tudo, livre arbítrio e as opiniões variam de individuo para indivíduo. O que precisamos, então, é ter empatia e respeito uns com os outros sempre.

Diferenças entre o yoga e a meditação

OTLM0A0 1024x527 - YOGA – Contexto e conceitos básicos para iniciantes

Yoga e meditação, a princípio, têm muitas semelhanças entre si, porém não são a mesma coisa.

A meditação é, sobretudo, focada em trabalhar aspectos mentais. Ou seja, em “esvaziar” nossa mente de todos os pensamentos passados e futuros e voltar-se ao momento presente. E, conectando-se, assim, ao seu interior, que por sua vez promove o controle das emoções e da respiração. Como resultado, você passa a ter mais foco e atenção. E, dessa forma, isso influenciará no seu desenvolvimento pessoal.

O yoga, por sua vez, trabalha tanto aspectos mentais bem como corporais. Assim sendo, possui uma abordagem mais profunda, pois engloba técnicas de respiração, de postura e a própria meditação, que por sua vez é a peça chave na realização dos movimentos do yoga por auxiliar na concentração.

Apesar de não ser a mesma coisa, tanto a meditação quanto o yoga são práticas complementares entre si e em relação à outras práticas e proporcionam benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

Aplicativos e canais no YouTube

Por fim, deixo aqui alguns aplicativos que estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

  • Down Dog
  • 5 Minute Yoga Workouts
  • Pocket Yoga
  • Simply Yoga
  • Daily Yoga – Workout & Fitness
  • Yoga Studio – Mind & Body
  • Asana Rebel
  • Yoga Plus
  • Ioga – Posturas e Aulas

Aqui citei apenas alguns aplicativos existentes, mas há muitas outras opções. Eu usei o Down Dog na versão gratuita e gostei tanto que resolvi comprar o pacote anual.

Me conta se você conhece e usa algum outro.

Além disso, vale lembrar que no YouTube há muitos canais e vídeos de ótima qualidade com práticas de yoga, para todos os níveis e com diversas modalidades, caso você queira se aprofundar neste assunto e de forma gratuita.

Então agora você não tem mais desculpas para não praticar hein!

Nos vemos no próximo post 😉

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.

Obter Livro*Material gratuito

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.