As pessoas estão procurando, cada vez mais, entender os motivos e ir mais a fundo no porquê ela sente determinada dor e o porquê daquele “inconveniente” em sua vida. E, assim, ir na causa raiz do problema para, então, tratá-lo e curá-lo. Nesse sentido, a Psicoterapia Holística e as Técnicas Integrativas e Vibracionais investigam e buscam descobrir quais são os fatores emocionais, mentais, energéticos e espirituais que causaram os desequilíbrios na vida dessa pessoa. E, que resultaram em determinada doença.
Além disso, tem crescido também a busca por qualidade de vida associada a saúde e bem-estar.
As técnicas Holísticas, compreendem, antes de mais nada, o ser humano como um todo. Ou seja, um ser dotado de corpo, mente e alma. E, nesse sentido, entende que as doenças que se manifestam no corpo físico, são apenas reflexos das desarmonias que já existem no corpo energético, mental e emocional de uma pessoa.
Índice de Conteúdo
Mas, afinal, o que é Psicoterapia Holística e Técnicas Integrativas e Vibracionais?
O termo “psico” significa alma.
Já terapia, por sua vez, significa cuidar, orientar, servir à Deus.
E a palavra “holística”, vem do grego holos, que significa o todo, totalidade, conjunto.
Assim, a psicoterapia holística foca no doente e não trata apenas os sintomas. Ela vai mais além e procura investigar a causa raiz do problema, que pode ser fatores emocionais, mentais, energéticos e/ou espirituais.
Enquanto a medicina tradicional irá cuidar do corpo e da doença especificamente. A psicoterapia holística, por ser uma junção de várias técnicas que são complementares entre si vai buscar reestabelecer a harmonia e o equilíbrio do cliente como um todo.
Assim, a Psicoterapia Holística abrange várias práticas e técnicas que são complementares entre si. E tem como objetivo o (re)equilíbrio total do ser em todos os seus aspectos: corpo físico, mental, emocional e espiritual (energético).
Essas técnicas também são classificadas como preventivas, pois, elas buscam evitar que os males e as doenças atinjam as pessoas.
Tudo está conectado! O que você pensa, sente, vive e a forma como você se vê e enxerga o mundo a sua volta, por exemplo, determinam a sua realidade.
A psicoterapia holística e as técnicas integrativas e vibracionais atuam no campo energético de uma pessoa. E, assim, buscam compreender os “porquês” da vida e analisar as situações e os desafios que surgem sob uma nova perspectiva. Com isso, auxiliam as pessoas a se conectarem novamente com a própria essência e a encontrarem seus propósitos de vida. Por este motivo, são também conhecidas como técnicas alternativas. Assim, conseguem acessar lugares que a medicina tradicional, remédios e cirurgias não conseguem atingir e curar. Como, por exemplo, os pensamentos (mente), os sentimentos (emoção) e o lado espiritual. Nesse sentido, buscam trazer mais saúde e equilíbrio para as pessoas de uma maneira mais eficaz.
OBS:
O termo psicoterapia pode ser usado livremente pelos terapeutas holísticos.
Isso porque, por lei federal, este termo não é exclusivo para uma profissão somente.
Benefícios da Psicoterapias Holística e das Técnicas Integrativas e Vibracionais
O psicoterapeuta holístico, por meio de uma anamnese terapêutica, ou seja, uma entrevista, busca identificar e compreender quais fatores levaram ao desequilíbrio energético da pessoa. E, assim, busca entender qual a origem e os gatilhos dos seus problemas.
Posteriormente, por meio de várias técnicas, o terapeuta, irá ajudar essa pessoa a reencontrar o seu equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.
Os benefícios são inúmeros. Dentre eles, podemos destacar alguns como:
- Prevenção e auxílio de problemas como: angústia, estresse, depressão, tristeza e ansiedade;
- Tratamento paliativo para dores em geral (cabeça, nas costas, tensões, etc.);
- Ajuda no autoconhecimento e a eliminar pensamentos negativos;
- Melhora o sentimento de vazio interno;
- Aumenta a disposição física e emocional, equilibrando a mente e o estado emocional;
- Auxilia no resgate da força interna e a encontrar o seu propósito de vida;
- Proporciona maior tranquilidade emocional, bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional;
- Melhora a apatia e a falta de energia e motivação;
- Aliviam problemas ligados a distúrbios alimentares;
- Dentre muitos outros
O corpo físico e as doenças
Se você, por exemplo, já foi em um psicoterapeuta holístico e não gostou, o meu conselho é que não generalize isso. Assim, como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais.
Todo problema que se manifesta no corpo físico vem incialmente dos pensamentos, sentimentos e emoções mal resolvidos que não foram devidamente cuidados e curados. E, por sua vez, afetam o corpo energético e isso, consequentemente, causará, muitas vezes, problemas como:
- Depressão;
- Angústia e desânimo, acompanhados de falta de vontade de viver e sentimento de vazio no peito;
- Ansiedade;
- E até mesmo doenças como: câncer e tumor
Ou seja, toda a tristeza, raiva, culpa, remorso e sentimentos negativos que você não cuidar e não liberar irão se manifestar no seu corpo físico como um problema de saúde e uma doença.
Dessa forma, aprendemos que tudo na vida, tem uma causa. Você pode não enxergar isso em um primeiro momento. Mas, para tudo há um propósito!
Assim, você pode ter cocriado determinada situação por meio da lei da atração ou você tem algo para aprender e sentimentos para serem liberados.
Com o auxílio da psicoterapia holística e das técnicas integrativas e vibracionais, você se tornará cada vez mais capaz de ver e entender isso.
Mas, lembre-se: você precisa ter paciência, pois é um processo e envolve tempo e dedicação. Assim, é importante que você se aceite e se entregue a esse processo contínuo com determinação e humildade.
“A doença é a saúde pedindo passagem.” (Arly Cravo)
Além disso, eu considero muito bacana fazer terapias com alguma regularidade, pois nós, seres humanos, oscilamos muito. Ou seja, em alguns momentos estamos super bem, mas em alguns momentos a nossa energia pode cair.
E, então, nesse momento, você precisa ter autoconhecimento para que consiga superar esses períodos de “baixa”.
Tipos de Terapias e Técnicas Integrativas e Vibracionais
A psicoterapia holística e as técnicas integrativas e vibracionais são um conjunto de diferentes práticas holísticas. Cada técnica possui suas particularidades, porém, todas elas são complementares entre si. Por isso, é possível integrar uma à outra, o que beneficia ainda mais o cliente, tratando-o como um todo: corpo, mente e espírito.
Podemos citar algumas terapias, como por exemplo:
- PNL = Programação Neurolinguística (também conhecida como a “ciência do sucesso”). Busca compreender e identificar padrões mentais para então questioná-los e, então, ressignificá-los, ou seja, reprogramá-los. Melhorando assim, a comunicação entre as pessoas e estimulando o seu desenvolvimento pessoal;
- Hipnose Clínica: Método terapêutico, que consiste em levar a pessoa a um estado de transe, fazendo com que a pessoa acesse situações do passado, que inconscientemente, lhe causam mal. Essas situações, emoções, sentimentos, hábitos e memórias de longo prazo ficam armazenados no subconsciente. Assim, a hipnose ajuda a criar um novo padrão mental, auxiliando a pessoa a ressignificar os seus traumas e enfrentar seus medos;
- Psicoterapia: investiga e busca descobrir quais os fatores emocionais, mentais, energéticos e/ou espirituais que contribuíram e criaram desequilíbrios e desarmonias na vida do cliente;
- Aromaterapia: Tratamento curativo realizado por meio do olfato e das propriedades dos óleos essenciais;
- Massagem com Aromaterapia: tratamento purificador tanto para o corpo quanto para a mente e o espírito. Por meio dos cinco sentidos, esta técnica promove a harmonia, o equilíbrio e o bem-estar da pessoa de uma forma integral.
- Auriculoterapia: Esta prática estimula pontos específicos na orelha, que afetarão positivamente locais e funções do corpo especificamente;
- Cristaloterapia: Prática terapêutica integrativa que usa os cristais para auxiliar no equilíbrio do corpo;
- Maxoterapia: Terapia que consiste na aplicação de calor nos pontos de acupuntura que visa remover bloqueios energéticos que estão obstruídos e não seguem o seu fluxo natural;
- Cromoterapia: Utiliza as cores para auxiliar no tratamento de doenças e desordens;
- Terapia Floral (também conhecida como Florais de Bach): Utiliza as essências florais medicinais que busca desenvolver e restabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo;
- Terapia quântica: Esta terapia busca encontrar a harmonia das células por meio de intervenções no campo energético da pessoa;
- Ventosaterapia: nesta terapia são “criados” vácuos por sucção da pele (com o auxílio de um material específico), que por sua vez, estimulam a circulação e a liberação de toxinas. Com a melhora da circulação, ocorre o aumento da nutrição muscular, que por sua vez, aliviará dores e tensões no corpo;
- Biomagnetismo: Consiste no uso de ímãs no corpo, que por sua vez, irão atuar diretamente nas células, promovendo tanto o equilíbrio energético quanto o do pH corporal. A finalidade desta técnica é eliminar vírus, fungos, parasitas e bactérias que estejam causando disfunções nos órgãos;
- Apometria: Atua e trata os corpos mentais e emocionais de uma pessoa. Visa limpar as energias externas a pessoa que podem estar interferindo negativamente em sua vida;
- Fitoterapia: Estudo das plantas medicinais e suas principais aplicações no auxílio da cura de doenças;
- Radiestesia: É uma sensibilidade a radiações específicas (como, energias emitidas por outros seres vivos e por elementos da natureza, por exemplo);
- Cone Hindu: Esta terapia utiliza o calor, principalmente na área do ouvido, para auxiliar no realinhamento do fluxo de energia de uma pessoa e assim, restaurar o seu equilíbrio;
- Mesa radiônica: Poderoso instrumento de cura quântica que por meio de um pêndulo, geometria sagrada, simbologia energética e simbologia espiritual busca desbloquear, limpar e curar o campo energético da pessoa;
- Reiki xamânico: Essa técnica é baseada na canalização da energia universal por meio da imposição das mãos. Essa terapia tem origem em tradições milenares baseada em vivencias indígenas xamânicas;
- Registros Akashicos: Entrar em contato com os registros Akashicos é entrar em contato com a nossa sabedoria interior e se tornar consciente de quem somos para assim, encontrar o nosso propósito de vida;
- Baralho cigano: O estudo dos símbolos e das cartas e por meio do poder da intuição, é possível ter mais autoconhecimento, evolução espiritual e assim tomar melhores decisões;
- Chakraterapia: Busca equilibrar e harmonizar os chakras do corpo de uma pessoa
- Mindfulness (atenção plena): Tem como objetivo focar no aqui e no agora. Assim, ajuda a trazer a pessoa para o momento presente, evitando que momentos passados (que causam a depressão) e momentos futuros (que causam a ansiedade) influenciem negativamente a sua vida;
- Limpeza energética: Terapia que visa liberar toda a negatividade que esteja no seu campo físico, mental e espiritual;
Aqui, citei apenas algumas das técnicas que existem e que pertencem a esse maravilhoso mundo Holístico. Mas, existem muitas outras.
Algumas técnicas podem ser auto aplicadas. Além disso, podem ser aplicadas em familiares, amigos e/ou clientes. E outras ainda, como o Reiki, por exemplo, podem ser aplicadas até mesmo em animais.
Mas, para isso, é muito importante que você conheça as técnicas verdadeiramente. Realizando um CURSO PROFISSIONALIZANTE, você irá adquirir os conhecimentos necessários para ajudar você e outras pessoas no resgate da felicidade e do bem-estar e no reequilíbrio de suas vidas.
Mercado em alta
As pessoas estão percebendo cada vez mais que não encontraram ainda o verdadeiro propósito para sua existência. E, por ainda não terem encontrado o seu propósito de vida, elas não atingem o seu máximo potencial e se sentem “perdidas”. Por isso, a busca por autoconhecimento e qualidade de vida em todos os sentidos, tem crescido a cada dia mais.
Além disso, devido à situação atual, a busca pelas Práticas Integrativas aumentou consideravelmente. Sendo assim, podemos perceber que há uma grande demanda de atendimentos. Este é um mercado muito promissor e que está em expansão.
Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece 29 práticas integrativas à população. As PICS (Práticas Integrativas e Complementares) são voltadas para prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão e, também, como tratamento paliativo em algumas doenças crônicas. Além disso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que as técnicas são integrativas e complementares à saúde.
Esses reconhecimentos e o aumento da procura pelas técnicas de psicoterapia holística e pelas técnicas integrativas e vibracionais comprovam que essas práticas independem de crença e nada tem a ver com religião. Assim, elas estão sendo cada vez mais difundidas, impactando e transformando positivamente a vida de milhões de pessoas.
Como melhorar a sua vida e ajudar outras pessoas
Você já pensou que é possível melhorar a sua vida, encontrar seu propósito, ajudar as pessoas e ser bem remunerado por isso?
Se você está disposto(a) a mudar de vida e a transformar a sua realidade, eu convido você a conhecer agora mesmo a Formação Completa em Piscoterapia Holística + Técnicas Integrativas e Vibracionais do Instituto Saber Consciente.
Esta formação possibilitará você a encontrar o seu propósito de vida. Além de trabalhar com o que ama, você terá a oportunidade de ajudar muitas pessoas.
Conclusão
Atualmente, as pessoas estão buscando cada vez mais autoconhecimento, qualidade de vida, paz interna, saúde e bem-estar e entender qual é o seu propósito de vida. Assim, as práticas holísticas estão em expansão e alcançam cada vez mais pessoas e adeptos a esse estilo de vida, que analisa o ser humano como um todo. Ou seja, físico, mental, emocional e espiritual.
Considero muito bacana que você faça alguns cursos para conhecer diferentes métodos e a partir daí escolher os que mais se identifica para, então, se especializar e assim se destacar na área.
“Conheça todas as teorias. Domine todas as técnicas. Mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas uma outra alma humana” (Carl Jung)
IMPORTANTE:
A psicoterapia holística e as técnicas integrativas e vibracionais enxergam o ser humano como um todo e compreendem que cada desequilíbrio tem uma causa e uma ligação com algum outro desajuste.
Nunca descarte ou substitua o tratamento médico convencional, em caso de necessidade. Principalmente, no que diz respeito a doenças físicas e/ou transtornos mentais, como uma depressão grave, por exemplo.
Estas técnicas são complementares e preventivas.
Cuide de você e de quem você ama.
Escolha ser O Seu Melhor Eu! Escolha ser A Sua Melhor Versão!
Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário aqui pra mim!
Me despeço de você com vibração de muito amor, alegria e gratidão.
Fique bem! Fique em paz!
Nos vemos no próximo post 😉
[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"
Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.
0 Comentários