Você quer entender melhor o que é física quântica? E saber como ela está diretamente ligada à sua vida e ao que acontece nela? Porém, acha este assunto complicado demais?
As teorias da física quântica estão muito ligadas ao nosso dia a dia e ajudam a explicar porque atraímos certos acontecimentos para nossa vida. Ou não. Mas, o mais importante aqui é entender que VOCÊ É O OBSERVADOR. Você cria a sua vida como deseja.
Se você quer conhecer melhor as teorias da física quântica e descobrir como elas influenciam a sua vida e aprender a usá-la a seu favor, esse artigo foi escrito pensando em você.
Índice de Conteúdo
Mas, afinal, o que é essa tal de física quântica?
Aí vai um pouco de teoria para contextualizar…
Todo corpo (toda a matéria) quando é aquecido a uma determinada temperatura emite e absorve radiação eletromagnética. Ou seja, ondas eletromagnéticas (na forma de calor e energia).
Quanto mais você esquentar um corpo, maior será a frequência de radiação que será emitida também.
Assim sendo, quando você aquece um elétron, ele “ganha” energia e salta para um outro nível. Esse é o chamada “salto quântico”.
Foi o físico alemão, Albert Einstein, que batizou este pulso de energia obtido pelo elétron com o nome de “quântico”.
O termo “física quântica”, também conhecido como “teoria quântica”, “mecânica quântica”, “modelo mecânico de ondas” ou ainda “mecânica de matriz”. É um ramo da física moderna que surgiu no começo do século XX.
A palavra quântica (quantum em latim) significa quantidade. Assim sendo, “quântico” refere-se a um evento físico de quantização. Ou seja, uma quantidade elementar de alguma coisa.
A física clássica ou newtoniana se preocupa em descrever tamanhos e velocidades das coisas no nosso cotidiano. Além disso, afirma que tempo e espaço são imutáveis. Também é a responsável por explicar os movimentos dos planetas, a lei da gravidade e todos os fenômenos a nível macroscópico.
Já a física quântica, por outro lado, é a ciência que estuda objetos muito pequenos (microcosmos). E, também, os fenômenos que ocorrem com os átomos, as moléculas, as partículas subatômicas (como os elétrons, os fótons e os prótons, por exemplo) e a quantização de energia. Este ramo da física busca explicar do que a matéria é constituída.
Tudo o que vai, volta
Tudo no Universo é formado por moléculas. Que, por sua vez, são formados por átomos. Estes são formados por elétrons, e que mesmo muito pequenos são formados por energia. Esta energia vibra em padrões circulares e cada ser/coisa existente possui uma frequência. E é por isso, que dizemos que, tudo que vai, volta em algum ponto no tempo.
Nós nunca estamos parados/estáticos. Além disso, sabemos que esta energia presente no Universo (desde galáxias até as menores partículas) está em constante movimento e possui uma determinada velocidade.
“A física quântica descobriu que os átomos físicos são constituídos de vórtices de energia que giram e vibram constantemente. Cada átomo é um centro que gira e irradia energia e cada um deles tem uma assinatura (movimento) e constituição (moléculas) próprios. Por isso, emitem coletivamente padrões de energia que podem ser identificados. Todo material no universo, incluindo você e eu, irradiamos uma assinatura energética única.” (Bruce H. Lipton – A Biologia da Crença)
Os átomos são formados de energia invisível. E tudo no Universo é formado por átomos, logo, tudo é formado por energia. Ou seja, o Universo é um enorme campo magnético. Sendo assim, a energia que emitimos por meio de um pensamento, cria a nossa realidade.
Bruce ainda afirma que “O Universo é um ser completo, dinâmico e indivisível no qual energia e matéria estão intimamente ligadas que não se pode considerá-las elementos independentes.”
Física quântica nos tempos atuais
Apesar de confusa e complexa, a física quântica, está muito mais presente no nosso cotidiano do que podemos imaginar.
Além disso, a física quântica é classificada como “não intuitiva”. Ou seja, certas coisas são verdadeiras mesmo quando parecem não ser. Aliás, é justamente por esse motivo, que a mecânica quântica ficou conhecida como uma “falsa teoria”.
No mundo quântico, as leis não são determinísticas. Ou seja, elas não são capazes de fornecer um dado com precisão. Como: posição ou velocidade de um objeto, por exemplo. Na verdade, em física quântica, as medidas e os resultados são expressos e descritos em possibilidades e em probabilidades.
De acordo com a física quântica, os elétrons são cargas elétricas negativas. O fóton, é a menor partícula existente no Universo. É uma partícula de luz. Assim sendo, tanto os elétrons quantos os fótons são energia. Portanto, isto comprova que tudo no Universo é energia. Assim, toda esta energia vibra, Consequentemente,se move continuamente.
É a diferença de vibração que distingue um objeto do outro. Em síntese, a energia não se cria e não se perde, ela apenas se propaga e se transforma.
Algumas teorias para contextualizar física quântica
Citarei agora alguns princípios da física quântica. Vou procurar definir as teorias da forma menos complexa possível. Juntamente, com uma visão mais “palpável” de como elas atuam em nossas vidas.
* Vácuo quântico
Este termo refere-se à onda primordial de energia. É a Matriz Divina. Tudo emana do vácuo quântico. É daí que absolutamente tudo (material e não material) emerge, ou seja, passa a existir.
O vácuo quântico seria um espaço onde só há energia, não há massa. É pura onda e puro amor. Ou seja, é onde tudo nasce, onde tudo se origina. Logo, é o campo das Infinitas Possibilidades, de elevadíssimas frequências.
Outros nomes para o vácuo quântico: “o Todo”, “Universo”, “Deus”.
Você pode nomear como preferir e só precisará do seu pensamento para acessá-lo.
Dualidade onda-partícula
Esta teoria aparentemente contraditória alega a existência simultânea de duas situações diversas.
Ou seja, ela afirma que todas as entidades possuem uma dupla característica, onde podem ser onda e partícula ao mesmo tempo e isso depende do processo a que são submetidas e, também, de como nós, observadores, agimos e influenciamos este procedimento.
Em escala macroscópica, as partículas possuem massa e energia enquanto as ondas possuem somente energia. Ambas quando se propagam transportam energia.
Já para a mecânica quântica (escala microscópica), em certas ocasiões, as partículas (como os elétrons, por exemplo) podem se comportar como ondas e as ondas (como por exemplo, a luz) podem se comportar como partículas. Assim, por padrões de difração de onda, as partículas podem passar por fendas estreitas e as ondas, podem surgir em um lago quando jogamos uma pedra ou quando cai uma gota na água, como ilustra a figura a seguir
Dessa forma, conclui-se que o elétron é tanto partícula como onda. Assim, nós somos feitos tanto de matéria quanto de energia.
Por isso, mente e corpo devem estar sempre em sintonia. A base de tudo são os pensamentos e os sentimentos. Assim sendo, pensamentos ruins irão atrair acontecimentos ruins para sua vida. Pode ser doenças, dívidas, relacionamentos desastrosos, dentre outros.
Teoria da fenda dupla
A princípio, esta teoria diz respeito ao poder do observador no resultado final. Em outras palavras, afirma que o comportamento da matéria quântica age de forma diferente quando nós estamos observando de quando não estamos.
Basicamente, isto ocorreria, pois tudo no Universo possui energia. Então, neste caso, a partícula sofre uma influência energética do observador. Por isso, ela se comportaria de modos distintos.
A presença e a expectativa do observador, causa mudança no comportamento da partícula. Isto ocorre devido ao colapso da função de onda*.
Ao mesmo tempo, que esta teoria se aplica no mundo quântico, ela também serve para o mundo macroscópico. Logo, os resultados dessa teoria podem ser visto em nossas vidas. Com isso, reforça-se a ideia de que o nosso pensamento pode influenciar tudo ao nosso redor.
* Colapso da função de onda quântica
O colapso da função de onda afirma que tudo é onda. Este “evento” é o momento no qual a onda torna-se partícula. Mais ainda, é o momento em que algo (material ou não) que antes era apenas uma possibilidade vem para a realidade física, tornando-se real.
Este fato depende de uma série de acontecimentos. E ocorre devido à presença e/ou expectativa de um “observador”. A realização/materialização de um desejo seu é um colapso de onda, por exemplo.
A base de tudo sempre é que você é o cocriador! Você é 100% responsável pela sua vida. Esteja ela “boa” ou “ruim”. A responsabilidade é toda sua! Não tem como uma outra pessoa criar uma realidade para você. Esse “poder” é seu.
Na nossa sociedade nós aprendemos a nos ver como “vítimas” da sorte, da sociedade, do sistema, etc. Mas, a verdade é que ninguém é vítima. Todos nós somos cocriadores e criamos a nossa realidade da forma que desejamos, o tempo todo.
Há infinitas possibilidades no Universo
Quando ocorre o colapso da função de onda, as possibilidades são “paralisadas”. A partir daí, tornam-se uma “probabilidade”. Até que em algum momento se tornarão realidade.
A manifestação de um pedido ocorrerá desde que não sofra nenhuma influência do efeito zenão. Ou seja, sem a interferência de ansiedade (ou outros sentimentos negativos). Bem como, sem sofrer repetidas mudanças na criação do seu desejo e nas suas escolhas. Este efeito paralisa o processo de cocriação.
Vamos exemplificar
Quando você tem medo de que algo aconteça e fica pensando nisso, estará enviando uma determinada frequência para o Universo. Como resultado, esta energia que você está emanando entrará em sintonia com a energia de uma frequência semelhante. Por fim, o que você tanto teme irá acontecer.
Por exemplo, se você sair de casa com medo de ser assaltado(a), a energia que estará emanando pode entrar em sintonia com a energia daquela pessoa que sai de casa pensando em realizar um assalto e em algum momento vocês serão atraídos. E você sofrerá as consequências por suas escolhas, mesmo que inconscientes.
Aí você pode se perguntar: “Tudo bem, pode até ser verdade, mas por que então eu nunca acertei os números premiados da mega-sena?”
Bom, a resposta para esta questão provavelmente é: por causa das suas crenças. O motivo para você nunca ter certado os números da mega-sena é porque no seu interior você não acredita que seja possível ficar milionário(a) do dia para a noite.
Desde muito pequenos, nós somos condicionados a ter certos padrões e pensar de determinadas maneiras que vão se enraizando em nossa mente. A partir daí passamos a adotar esses padrões como “verdadeiros”. Então, nesse caso específico, é mais provável que você acredite que será assaltado(a) ao invés de ganhar a bolada da mega.
Compreende?
* Salto quântico
Em física quântica, um salto quântico se dá quando uma partícula, que se encontra em um certo nível energético, salta para um nível mais elevado por receber uma grande quantidade de energia. Neste momento, em que a partícula está “saltando” de um nível para o outro, ela não é vista em nenhum lugar, tornando-se invisível aos olhos.
A partir disso, foi possível justificar a existência de uma realidade alternativa. Isto porque, quando não estamos vendo o elétron, ele estaria possivelmente em um universo paralelo.
Os elétrons que se encontram mais próximos do núcleo necessitam de mais energia para saltar do que aqueles que se encontram nas últimas camadas.
Quando os elétrons saltam, eles liberam energia (fótons) que tinham recebido antes de realizarem o salto. E, assim emitem luz, cada um com uma determinada frequência.
Então, resumidamente, o salto quântico ocorre quando um elétron salta de uma órbita para outra sem retornar ao seu estado anterior.
Isto também ocorre conosco. Os nossos saltos quânticos acontecem dentro da nossa mente. Quando aprendemos algo novo, quando começamos o nosso processo de despertar, não voltamos mais ao nosso estado anterior.
Durante este processo ocorrem “saltos” e emissão de luz. Essa “luz” traz à tona todas as nossas sombras (nossos medos, angústias, sentimentos negativos, etc.). E, com ela vem a oportunidade de buscarmos sermos pessoas melhores.
Este “enfrentamento” é possível por meio de esclarecimentos e principalmente do autoconhecimento. Para sairmos da zona de conforto precisamos saber onde estamos e para onde queremos ir. O velho precisa ir embora para o novo chegar.
Então, podemos usar o colapso de onda e o salto quântico para criarmos a realidade que tanto desejamos. A mudança começa de dentro para fora. Primeiro você muda o seu interior e depois vê o mundo a sua volta mudar.
O gato de Schrödinger (O gato na caixa)
É um experimento mental, onde o físico, Erwin Schrödinger, imaginou um gato fechado em uma caixa junto a um frasco de veneno lacrado sem sofrer a influência de nenhum observador e sem interferências externas. Neste paradoxo, ele sugeriu que depois de algum tempo, sem abrir a caixa, o gato estaria meio morto e meio vivo. Se a caixa não fosse aberta não teria como precisar se ele estaria vivo ou morto, pois não teria como saber se o frasco de veneno tinha estourado ou não.
Para saber com certeza se ele estaria vivo ou morto, a caixa deveria ser aberta por um observador. A partir deste momento, as possibilidades irão se tornar uma probabilidade com grandes chances de se tornarem reais.
Ou seja, enquanto o gato está fechado na caixa há 50% de chance de estar vivo e 50% de chance de estar morto. A partir do momento, em que eu “observo” essas duas possibilidades, elas passam a se tornam uma só. Ou o gato estará vivo ou ele estará morto. E isso depende da escolha do observador.
Princípio da incerteza
Este princípio enfatiza que é impossível determinar com certeza a posição e a velocidade de uma partícula simultaneamente. Quanto mais precisa for a posição, menos precisa será a velocidade e vice-versa. Isto ocorre, porque, para determinar a velocidade e/ou posição de uma partícula, precisamos incidir luz sobre ela. E, esta luz por sua vez possui uma determinada frequência e energia.
Como já dissemos, tudo no Universo possui energia. Por este motivo, a posição e/ou velocidade das partículas são alteradas quando a observamos. A frequência e a energia tanto da luz quanto do observador alteram o comportamento da partícula em questão.
Em relação ao nosso mundo macroscópico, segundo esse princípio podemos concluir que nada é certo nesta vida. Isto porque, existem muitas coisas acontecendo simultaneamente o tempo todo.
A este estado, onde existem várias possibilidades acontecendo ao mesmo tempo, dá-se o nome de Superposição quântica. Ou seja, quando se tem várias possibilidades, onde uma está sobreposta a outra até o ponto em que ela se torna uma probabilidade por meio da observação. Quando se introduz um observador ocorre um colapso de onda e a possibilidade passa a se tornar uma probabilidade que poderá (ou não) se tornar realidade.
A partir disso, podemos dizer que como há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. A qualquer momento poderemos observar melhor a nossa realidade e mudá-la da forma como desejamos. Mas, para isso, deve haver sintonia entre nossos pensamentos, sentimentos e desejos.
Emaranhamento quântico ou Entrelaçamento de partículas
Propõe que tudo está conectado. E afirma que, o estado de duas partículas, depois que elas interagem entre si e são separadas, é afetado mutuamente. Onde o comportamento de uma partícula passa a ser o mesmo da outra independentemente da distância existente entre elas. O que uma “sofre”, a outra acaba “sofrendo” igual. O modo como uma age, a outra age igual.
Ou seja, se duas partículas interagiram entre si, uma ficou no Brasil, por exemplo, e se move em uma determinada direção, a outra também se moverá na mesma direção mesmo que esteja em qualquer outra parte do mundo.
Neste sentido, a nível macroscópico, é como se houvesse uma conectividade universal. Onde, haveria um certo “emaranhado” nos ligando a tudo aquilo que já interagimos mesmo que de forma indireta em algum período do tempo. Por este motivo, quando nós mudamos nossa vibração, nosso modo de pensar e de sentir, tudo a nossa volta também sofrerá as mudanças.
Aqui, se reforça a ideia que o pensamento pode modificar a nossa realidade.
Teoria dos vários mundos
A partir da ideia da dualidade onda-partícula e do salto quântico, surgiu a “teoria dos vários mundos”. Essa teoria alega ser possível a existência de mais de uma realidade para cada indivíduo. Ou seja, sugere que podemos ter vidas paralelas pela existência de universos paralelos.
Se você se interessou por esse assunto, não deixe de ler o nosso post “Como atrair o que você deseja com o auxílio da Física Quântica”
CURIOSIDADES
Confira algumas aplicações da física quântica no dia a dia
Listei aqui algumas aplicações que utilizam a física quântica e que estão presentes em nosso dia a dia. Muitas vezes, ou melhor, acredito que na maioria das vezes, nós utilizamos as tecnologias diariamente e não sabemos e nem imaginamos tudo que está envolvido para a sua criação. Desde o desenvolvimento, toda teoria, as descobertas, todo processo de fabricação até a comercialização e uso-fruto.
Eu mesma, até pouco tempo, desconhecia que a física quântica tinha servido de base para a criação de muitos itens que facilitam nossa vida todo santo dia.
Dentre muitos benefícios, podemos citar:
- Câmeras digitais;
- Computadores e todos os dispositivos digitais atuais (como: tablet, smartphone, notebook);
- LED (Light Emitting Diodes – Diodos emissores de luz) presente na grande maioria das telas de smartphones, das TVs, dos computadores e das lâmpadas;
- Lasers responsáveis por ler os dados contidos em CD, DVD e blu-ray;
- GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global).
Aqui citei apenas algumas das invenções que se tornaram possíveis aplicando os princípios da física quântica. Apresentei algumas que considero relevantes para ilustrar como ela está presente em nossa vida e na maioria das vezes nem nos damos conta. Mas há muitos outros benefícios além destes.
Os principais nomes da física quântica
Vou listar aqui os principais nomes da física quântica somente por curiosidade, mas não vou me aprofundar neste assunto
- Max Planck, considerado o “pai da física quântica”. Criador da “constante de Planck”
- Albert Einstein, criador da Teoria da Relatividade
- Werner Heisenberg – princípio da incerteza
- Niels Bohr
- Erwin Schrödinger
- Rutherford – radioatividade
Enfim…
O meu objetivo com este artigo era explicar física quântica e apresentar para você as teorias de um modo menos denso e menos teórico e trazer mais para perto do nosso cotidiano os seus fundamentos e aplicabilidade.
Espero ter ajudado você a entender melhor este assunto complexo que chamamos de “física quântica”. E, como você pode usá-la a seu favor. Sempre partindo do princípio básico de que você é o observador. Assim como é responsável pela sua vida e pelo que acontece com ela.
Vou ficando por aqui!
Me despeço de você com vibração de muito amor, alegria e gratidão.
Fique bem! Fique em paz!
Até o próximo post 😉
Leve essas informações para quem você ama e acha que merece saber! Mas, lembre-se: o conteúdo deste artigo é informativo e não pretende substituir tratamentos médicos. Prezamos pela sua saúde física, mental e psicoemocional. Consulte um profissional especializado sempre que achar necessário. |
[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"
Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.
0 Comentários