De acordo com uma pesquisa realizada pelo aplicativo Survey Monkey, 9 em cada 10 trabalhadores brasileiros não estão satisfeitos e felizes no trabalho. Você faz parte dessa média?
Antes de mais nada, para ajudar você, preciso que você responda algumas perguntas. Como, por exemplo:
- O que você sente quando seu expediente termina na sexta-feira?
- E durante o final de semana, o que você costuma fazer? Consegue relaxar e tem tempo e motivação para cuidar de você e fazer coisas que te dão prazer?
- O que você costuma sentir no domingo a noite?
- E segunda-feira de manhã? O que você sente? O que representa isso para você?
- Você acorda animado(a) e motivado(a)?
Ainda nesse sentido, você é aquele tipo de pessoa que:
- Passa a semana toda esperando pela sexta-feira a noite e pelo final de semana?
- Passa o ano todo esperando pelas férias?
- Se entristece e tem sentimentos ruins no domingo a noite por saber que o final de semana terminou e você terá uma longa semana pela frente?
- Não sente motivação para sair da cama pela manhã, principalmente na segunda-feira?
Se você não está feliz e não se sente realizado(a) profissionalmente, saiba que você não está sozinho(a). A pesquisa conclui que 64% dos entrevistados gostariam de fazer algo diferente do que fazem atualmente.
É normal e aceitável querer ter mais momentos de lazer. Mas, isso começa a se tornar um problema, quando você só pensa a respeito desses momentos ou na falta deles. Assim, se você não está feliz com sua vida e fica se perguntando o que está fazendo com ela e não vê mais sentido em nada, você precisa parar tudo e repensar algumas coisas. Talvez seja uma boa hora para você procurar fazer uma terapia e a repensar sobre sua carreira e o seu trabalho.
Índice de Conteúdo
Mudança de carreira
Segundo uma pesquisa feita pela Dell, 85% das profissões que existe atualmente deixarão de existir até 2030. No entanto, outras serão criadas no lugar. E, o cenário atual que estamos vivendo há quase 2 anos confirma cada vez mais isso.
O momento atual que estamos vivendo é muito propício para mudança de carreira. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer decisão brusca.
Então, se você não está feliz e cogita mudar de profissão ou pretende começar a empreender, você precisará levar alguns pontos em consideração.
O primeiro ponto, não só para a mudança de carreira, mas para a sua vida diz respeito ao autoconhecimento. Você precisa, antes de mais nada, se conhecer verdadeiramente. Investigar o que lhe dá prazer, o que lhe motiva. Saber o que você gosta, quais são as suas aptidões.
Se questione: O que você sabe fazer muito bem e que todo mundo elogia você?
Assim, se conhecendo melhor, você conseguirá definir de um modo mais assertivo quais as áreas e profissões que mais tem a ver com você.
Além disso, uma mudança de carreira implica em aprender coisas novas. Isso exige foco e dedicação. Você está disposto(a)?
Outro ponto importante: você deve se manter em movimento, estar sempre bem-informado(a) e manter seu networking sempre atualizado. Isso, aumentará as suas chances de ser “notado(a)” pelo mercado.
Já para empreender, você precisa ter ainda mais cuidado. Você deve pesquisar muito bem qual o mercado/segmento que você pretende investir. Investir tanto no sentido de dinheiro como de tempo. Empreender exige esforço e dedicação. Por isso, é muito importante que você se planeje muito bem antes.
Mude, mas comece devagar
Confira agora algumas dicas para ajudar você a tomar a melhor decisão:
- Pesquise sobre a área e o segmento que você pretende iniciar sua nova carreira.
- Avalie prós e contras. Coloque tudo em uma balança. Anote benefícios e desvantagens.
- Tenha objetivos e metas bem claros e definidos.
- Se planeje. Aqui é muito importante que você se planeja financeiramente e emocionalmente. Afinal, todas as oportunidades também vêm acompanhadas de desafios.
- Faça cursos, estude, leia, se atualize sobre a área.
- Avalie sempre muito bem antes de tomar qualquer decisão. Analise os prós e os contras do seu atual emprego. Veja se tem algo que pode melhorar partindo de você. Sem esperar nada dos outros ou da organização. Se você não está feliz no seu atual emprego, existe algo hoje que você possa fazer para melhorar isso?
Às vezes, somos nós mesmos que criamos os problemas e ficamos esperando que alguém venha nos salvar.
Mas, se você realmente não está feliz, se sente esgotado(a) emocionalmente e/ou fisicamente, talvez seja a hora realmente de você avaliar e considerar uma mudança de carreira.
Porém, acima de tudo, como eu disse: avalie antes e não tome nenhuma decisão precipitada. Mas, assim que possível aja!
Agora é a hora de se reinventar. Sempre há tempo. Sair da zona de conforto é assustador no começo, mas na maioria das vezes, é necessário. Isso é para o seu próprio bem e para a sua felicidade.
Doenças Psicossomáticas
Nunca é tarde demais para recomeçar! Você deve fazer algo que além do dinheiro, lhe dê prazer. Ou seja, faça algo com propósito, que motive você acordar, sair da cama e agradecer por mais uma oportunidade.
Do contrário, como resposta as suas instabilidades e conflitos mentais e emocionais, o seu corpo poderá criar e somatizar doenças sem causa específicas. São as chamadas doenças psicossomáticas ou transtorno de sintomas somáticos. Alguns sintomas são: dor, falta de ar, coração acelerado, tremores, dor de barriga ou diarreia, por exemplo.
Então, se você não está feliz, não sente realização em relação àquilo que faz ou se você está sem emprego, agora é o momento ideal para você se reinventar!
Clique aqui e confira o artigo “O Corpo Fala – Entenda a Relação entre as Doenças e as Emoções“
Uma outra dica:
Não somente durante esse processo de transição de carreira, mas sempre que possível, faça terapias holísticas ou até mesmo uma psicoterapia convencional.
As terapias irão ajudar no seu processo de autoconhecimento. E, assim, auxiliarão você a descobrir o(s) motivo(s) que estão lhe causando mal. Fazendo com que você consiga lidar e a superar este momento.
Nunca descarte ou substitua o tratamento médico convencional, em caso de necessidade. Principalmente, no que diz respeito a doenças físicas ou transtornos mentais, como uma depressão grave, por exemplo.
As Terapias Holísticas são complementares e preventivas.
Meu processo
Eu sou formada em Relações Públicas, mas nunca exerci a profissão.
Depois que me formei, me mudei para a Itália. Lá eu trabalhava como vendedora de loja de roupas femininas.
Foi durante esse período, que eu estava fora, que tive depressão.
Em 2017 eu conheci as terapias holísticas e foram elas que me ajudaram a superar os momentos difíceis que estava passando.
Resolvi voltar para o Brasil para fazer um curso na área.
Não foi uma decisão fácil. Eu tive que sair totalmente da minha zona de conforto. Do mesmo modo, eu tive que me reinventar, me readaptar e abrir mão de muita coisa.
Mas, no final de tudo, posso dizer que estou muito feliz e satisfeita com minha nova profissão. Hoje, sou muita grata por tudo o que aconteceu. Posso dizer, que apesar de tudo que passei: valeu a pena!
Indicação de livro: Quebrando o hábito de ser você mesmo: Como reconstruir sua mente e criar um novo eu
Conclusão
“Mudar dá medo, mas a gente deveria mesmo é ter medo de ficar no mesmo lugar” (autor por mim desconhecido)
Pare de adiar seus planos. Reassuma o controle da sua vida!
Pare de ser infeliz em um trabalho que não te motiva e não agrega mais em nada na sua vida.
Comece devagar, mas comece ainda hoje esse processo de mudança.
Escolha ser O Seu Melhor Eu. Escolha ser a sua melhor versão!
Se você está disposto(a) a mudar a sua vida e começar a reescrever sua vida, eu convido você a conhecer agora mesmo a formação completa em psicoterapia holística.
Clique abaixo e conheça a formação completa que vai lhe proporcionar mais autoconhecimento. Além disso, irá ajudar você nesse processo de transição de carreira. Ou ainda, você poderá encontrar o seu propósito de vida, começar uma nova carreira e ajudar muitas outras pessoas nesse processo.
Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário aqui pra mim!
Me despeço de você com vibração de muito amor, alegria e gratidão.
Fique bem! Fique em paz!
Nos vemos no próximo post 😉
[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"
Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.
0 Comentários