Índice de Conteúdo
O que é ansiedade?
A ansiedade é uma emoção normal ao ser humano. Sendo assim, todos sofrem disso em momentos que fujam da normalidade e consequentemente envolva estresse.
O termo é usado para um estado emocional capaz de causar principalmente medo, apreensão, excesso de preocupação com o futuro e dificuldade de concentração.
Por ser um sentimento que todos experienciam, não é sempre que a ansiedade é considerada uma doença. Entretanto, quando isso se torna excessivo, vira um problema. De acordo com a OMS, a ansiedade está entre as 5 maiores causas de sofrimento no ser humano. No Brasil, por exemplo, atinge cerca de 18,6 milhões de pessoas, o que equivale a 9,3% da população.
A ansiedade está ligada ao Chakra do Plexo Solar, que é o nosso centro de energia. E, dessa forma, está relacionado às nossas emoções e aos nossos relacionamentos. Por este motivo, muitas vezes, quando estamos ansiosos, sentimos um desconforto na região abdominal.
Neste post vou explicar quando você deve se preocupar com este sentimento e como controla-lo sem o uso de medicamentos.
Sintomas de ansiedade
A princípio, os sintomas da ansiedade se dividem em sintomas físicos e psicológicos. Assim sendo, os sintomas físicos são mais fáceis de serem identificados por quem não está acostumado a lidar com o problema.
Quando devemos nos atentar à ansiedade?
A princípio, é completamente normal nos sentirmos ansiosos em certos momentos do dia. Porém, quando este sentimento persiste por muito tempo e passa a interferir nas atividades cotidianas devemos buscar ajuda.
Alguns exemplos de casos onde a pessoa precisa se atentar:
Exagero na dimensão dos problemas
Uma pessoa ansiosa lida com acontecimentos normais como sendo grandes problemas. Assim, qualquer pequeno evento a torna mais tensa e esta sua tensão a faz ver aquilo como sendo uma ameaça.
Então, isso acaba trazendo muitas alterações de humor ou uma tristeza excessiva.
Preocupação excessiva
É comum que pessoas com problemas de ansiedade não consigam sequer sair de casa devido a um medo ou uma preocupação excessiva com o que vai ocorrer. Assim, isso também gera dificuldade de relacionamento com amigos e familiares. Além disso, faz com que a pessoa evite fazer novas amizades.
Além disso, a preocupação excessiva atua junto com o perfeccionismo. Como resultado, a pessoa acaba desenvolvendo medo de falar em público e timidez.
Diminuição na produtividade
Quem sofre de ansiedade tem dificuldade de concentrar-se no agora. Assim, acaba iniciando muitas coisas ao mesmo tempo, sem ter terminado as anteriores. Dessa forma acaba se tornando uma pessoa procrastinadora, sem foco e sem clareza.
Distúrbios no sono
Pessoas extremamente ansiosas, não conseguem pegar no sono, quando se deitam para dormir, por causa dos pensamentos que não cessam.
Propensão a desenvolver vícios
Pessoas ansiosas, sobretudo, não são capazes de relaxar, e, por esse motivo, é possível que o ansioso desenvolva vícios nocivos à sua saúde. A ansiedade, neste caso, atua como um gatilho para a pessoa fumar, beber ou jogar, por exemplo.
7 Alternativas Simples Para Você Se Livrar da Ansiedade
Como alcançar o equilíbrio interno
Sua saúde mental é muito importante. Seja pela saúde física ou para o seu sucesso na vida. Afinal, nossa mente controla todo o nosso corpo.
E se você aprendesse a dominar a sua mente, equilibrá-la e alcançar a tão sonhada Paz Interior?
E se você pudesse mudar a forma como vê o mundo ao seu redor?
Sim, isso é possível e depende da sua dedicação e determinação em mudar. Não digo que é uma tarefa fácil. Afinal, temos que mudar padrões comportamentais que estão enraizados no nosso inconsciente, mas é, SIM, possível!
Me conta o que achou deste conteúdo. Deixe seu comentário abaixo.
Se você gostou compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo. Desta forma, este artigo atinge uma maior quantidade de pessoas.
Nos vemos em breve! 😊
Paz e Luz!
[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"
Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.
0 Comentários