Somente quem sofre com os problemas causados pela ansiedade sabe o transtorno causado por ela à nossa saúde e à nossa vida de modo geral. Se não tomarmos os cuidados necessários, a ansiedade, pode consumir toda a nossa energia por motivos criados dentro da nossa própria cabeça. Mas calma… existem algumas alternativas para que você se livre deste mal, e que retome o controle sobre a sua vida.
Anteriormente escrevi um artigo sobre a Ansiedade e seus principais sintomas. Então, se você não leu, clique aqui. Agora vou dar 7 dicas para ajudar você no controle destes sintomas.
Assim, antes da utilização de medicamentos podemos testar algumas formas menos agressivas ao corpo de tratar a ansiedade. Você pode escolher uma ou mais técnicas, de acordo com a sua afinidade com as práticas. Mas, caso não ocorra nenhuma uma melhora recomendo que você procure um médico.
Vamos lá?
Índice de Conteúdo
Reiki
A primeira alternativa e recomendação que dou é a de participar de uma sessão de Reiki. Dessa forma, em uma sessão o terapeuta, localiza os pontos onde a circulação de energia vital está bloqueada ou limitada. E, consequentemente, faz o desbloqueio destes pontos. Além disso, trabalha a limpeza e reequilíbrio dos Chakras da pessoa.
Clique aqui e confira o post completo sobre Reiki
Yoga
A segunda recomendação é praticar yoga. Através do uso de posturas e técnicas de respiração, esta prática ajuda a equilibrar os Chakras dos seus praticantes.
Cada Chakra está ligado a uma glândula do corpo humano, e estas são responsáveis pela produção hormonal.
Assim, quando uma pessoa está ansiosa, ocorre um desequilíbrio hormonal em seu corpo. E, é exatamente neste desequilíbrio que a prática trabalha, auxiliando no equilíbrio hormonal.
Meditação
A princípio, pessoas que meditam regularmente tem uma maior habilidade de concentração no momento presente. Nesse sentido, elas têm uma menor preocupação com o futuro. Bem como, são capazes de relaxar com mais facilidade em comparação com pessoas que não meditam. E isso faz com que elas lidem melhor com o estresse.
Clique aqui e confira o post “Meditação para Iniciantes“
Contato com a natureza
As cidades são ambientes hostis e, acima de tudo, nos deixam em estado de alerta a todo momento. Isto devido, principalmente, aos altos índices de poluição sonora, atmosférica e visual
Quando ocorre o distanciamento de grandes centros urbanos, nota-se uma maior facilidade de relaxamento.
Por isso, busque locais rodeados de árvores como parques, praças e até mesmo cachoeiras para sentir um maior bem-estar.
Atividade física
Após a prática de uma atividade física ocorre a liberação de endorfina. Que é capaz, acima de tudo, de reduzir o estresse e a ansiedade. Então, a prática de algum esporte pode ajudar você na sensação de bem-estar físico e mental.
Aromaterapia
A aromaterapia é uma das formas naturais mais eficazes para reduzir o estresse e a ansiedade. Por meio da inalação de óleos essenciais, os seus aromas atingem a parte do cérebro responsável pelos comportamentos e emoções. Assim, nos proporciona rapidamente a sensação de relaxamento e calma.
Conheça, agora, alguns óleos essenciais que são recomendados para combater a ansiedade:
- Lavanda
É calmante e relaxante. Assim, pode ser usado em qualquer estado de ansiedade. Auxilia no equilíbrio da mente e do corpo.
- Ylang Ylang
Ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e problemas relacionados ao estresse.
- Bergamota
É relaxante e calmante. Nesse sentido, ajuda no tratamento do estresse, da ansiedade e de agitação.
- Néroli (Flor de Laranjeira)
Possui ação calmante, relaxante e é antidepressivo. Indicado para todas as crises emocionais. Além disso, é indicado par tratar distúrbios do sono em todas as idades, como por exemplo: insônia e dificuldades para dormir.
- Vetiver
Este óleo é sedativo. Por isso, auxilia no controle de distúrbios do sono, causados, principalmente, pela ansiedade e de esgotamento físico e mental. Além disso, ajuda a amenizar o estresse.
Sugestão: Inclua o uso de algum desses óleos no seu dia a dia. Pode ser em colar aromático ou em um difusor pessoal. Basta pingar apenas 2 gotas de um deles diariamente para você sentir seus benefícios. E, claro, redução da ansiedade e do estresse.
Clique aqui para conferir o nosso artigo completo sobre aromaterapia.
Psicoterapia
Uma sessão de psicoterapia ajuda, sobretudo, na identificação dos padrões de pensamento que fazem com que a pessoa sofra com a ansiedade. Assim, após essa identificação, de uma forma neutra e sem julgamento o psicólogo ajuda na mudança destes hábitos nocivos. Nesse sentido, essa terapia faz com que a pessoa aumente o seu autoconhecimento e tenha maior flexibilidade de comportamento.
Vale lembrar que, apesar das várias formas naturais de controle da ansiedade, nada substitui a visita a um profissional da saúde. Pois, casos mais severos podem necessitar do uso de medicamentos.
Nossa dica
Se você sofre com a ansiedade, além dos tratamentos convencionais e da psicoterapia, recomendo que você também conheça as Terapias Holísticas. Afinal, são práticas complementares e trazem muitos benefícios à saúde. Inclusive, muitas técnicas são oferecidas pelo SUS à população.
Espero que estas dicas ajudem você a reduzir os problemas gerados pelo descontrole da sua ansiedade.
Me conta o que achou deste conteúdo. Deixe seu comentário abaixo.
Se você gostou compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo. Desta forma, este artigo atinge uma maior quantidade de pessoas.
Nos vemos em breve 😊
[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"
Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.
0 Comentários