Índice de Conteúdo

Meditação – O Guia Diário Para o Sucesso

Concentração scaled 1024x683 - Meditação Para Iniciantes - As Posturas da Meditação

Desde os tempos antigos até hoje, as pessoas praticam meditação devido aos diversos benefícios trazidos com a prática. Benefícios relacionados tanto à saúde quanto ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim, incorporar a meditação como parte de sua rotina diária pode fazer uma grande diferença em relação à sua atitude e perspectivas na vida.

A meditação é um processo que envolve várias etapas. Além disso, várias tradições espirituais e instrutores de meditação sugerem algumas posturas físicas de meditação.

Segue abaixo algumas posturas que você pode realizar durante o exercício:

1. Postura sentada de pernas cruzadas

yoga 3053488 1280 1024x682 - Meditação Para Iniciantes - As Posturas da Meditação

Uma das posturas mais populares da meditação é a posição de pernas cruzadas, que inclui a posição de lótus. Você já deve ter visto, inclusive no nosso site, uma foto com um praticante nesta posição.

Esta postura é ensinada na maioria das tradições. Desse modo, a medula espinhal deve ficar reta. Portanto, esta posição exige muita prática e atenção. Além disso, é considerada um pouco complicada para os iniciantes. Pois, requer também que a pessoa tenha um bom alongamento.

Os defensores desta postura alegam que quando a pessoa se senta ereta, facilita a circulação da energia vital. Ou seja, há circulação de energia através dos Chakras da pessoa.

2. Postura sentada em uma cadeira

Nesta posição, o praticante pode sentar-se em uma cadeira, de preferência com um encosto. Desse modo facilitará o ato de manter as costas eretas durante o exercício.

Primeiramente, o praticante senta-se, mantendo as costas retas, a coluna e a cabeça alinhadas, sem inclinar-se, e as coxas paralelas ao chão. As mãos ficam apoiadas confortavelmente na poltrona ou nos joelhos, como a pessoa preferir.

Esta posição é mais indicada para quem tem dificuldade de alongamento. Bem como, para quem não consegue manter a coluna ereta ao executar a posição de lótus. Além disso, é aconselhada para quem dorme facilmente ao meditar na posição deitada.

3. Postura sentada sobre os joelhos

O meditador se ajoelha com os dois joelhos no chão. E deve manter as nádegas apoiadas nos dedos dos pés e nos calcanhares, que quase se tocam. As mãos se apoiam sobre as coxas.

Esta posição é umas das mais difíceis, pois requer um ótimo alongamento dos músculos e ligamentos das pernas, joelhos e tornozelos. Mas, em contrapartida, proporciona um maior fortalecimento e flexibilidade das pernas.

Você pode utilizar uma almofada entre os pés e o quadril para melhorar o conforto da coluna e do quadril.

Esta posição é contra indicada para quem tem lesões nos joelhos, tornozelos ou lombar.

4. Posição deitada

Esta posição também é conhecida como postura Savasana no yoga.

O meditador deita-se sobre um tapete, mantendo as pernas e a coluna eretas e relaxadas.

No entanto, não é usado com muita frequência, pois imita a postura natural do sono. E, como falado anteriormente, às vezes, o meditador pode adormecer.

Esta postura é eficaz na redução do estresse. Também é indicada para pessoas com muita dificuldade em manter a coluna ereta enquanto sentados.

Especialistas afirmam que quando bem executada, 15 minutos de uma boa meditação relaxante equivale a 4 horas de sono.

Isso ocorre porque a pessoa relaxa todo o seu organismo de forma consciente. Por isso, caso a pessoa durma, não obterá os mesmos benefícios que teria se estivesse acordada.

5. Incorporando mudras ou gestos com as mãos.

yoga 3520275 640 - Meditação Para Iniciantes - As Posturas da Meditação

Na verdade, esta não é uma posição e sim um ou mais gestos que podem ser agregados a sua prática de meditação.

Há um significado por trás desses gestos. Com base na filosofia Yogue, eles podem afetar a consciência de quem os usa. Dessa forma, existem diversos Mudras e cada um está relacionado à algo diferente. Falaremos sobre isso mais adiante no nosso blog.

Um exemplo é a posição comum das mãos do budista. A mão direita repousa no topo da mão esquerda, tocando os polegares semelhantes à tigela do Buda.

Duração e Frequência

Duração - Meditação Para Iniciantes - As Posturas da Meditação

Como já foi dito em outros artigos, a duração e a frequência da meditação variam. Mas, vale ressaltar que, você deve praticar constantemente, para obter melhores benefícios.

Alguns especialistas afirmam que uma duração aceitável é entre 20 a 30 minutos. Entretanto, você também pode obter bons resultados praticando 10 ou 15 minutos.

Esse tempo pode aumentar à medida que o processo prossegue, como revelaram os praticantes experientes.

A meditação requer prática diária. Porém, algumas pessoas podem sentir frustração ou culpa quando não conseguem realizá-la.

Lembre-se de que perseverança e aceitação são necessárias para obter sucesso. Isso pode lhe ajudar durante o processo. E, assim, aumentar o foco em sua vida cotidiana.

PS: Caso você já tenha tentado meditar anteriormente e por algum motivo não conseguiu, você pode ter achado que isso não é para você. Porém, todos nós somos capazes de praticar a meditação. O que acontece com a maioria das pessoas é a dificuldade de se concentrar e silenciar a mente. Mas, a prática pode ser, sim, feita por todos.

Formação Completa em Terapias Holísticas

Pensando em ajudar você a reencontrar o equilíbrio em sua vida e te incentivar a começar a meditar hoje mesmo, deixo abaixo o link de uma formação completa em Terapias Holísticas.

Muitas práticas pertencentes às Terapias Holísticas podem ser auto aplicadas. Assim, com esta formação completa e 100% online, você começará a harmonizar todos os pilares da sua vida novamente.

Além disso, com o auxílio das técnicas você conseguirá começar a meditar em poucos dias. Bem como, terá a oportunidade de descobrir o seu propósito de vida e começar uma nova profissão.

Você irá introduzir a meditação e as novas técnicas na sua rotina diária de forma gradua. Afinal, nada acontece sem a ação! E, assim, começará a ver e a sentir de forma surpreendente os benefícios causados pelas práticas em sua vida.

Caso tenha se interessado, clique abaixo para saber mais:

Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo. Desta forma, este artigo atinge uma maior quantidade de pessoas.

Deixe seu comentário aqui e compartilha comigo sua experiência!

Gratidão!

Até o próximo post 😉

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.

Obter Livro*Material gratuito

Sobre o Autor

Vanessa P. S.
Vanessa P. S.

Consumidora assídua de materiais de Autoconhecimento, Espiritualidade Física Quântica, posso dizer que sou uma apaixonada pelos assuntos em questão. Estou nesta jornada há mais de 5 anos e resolvi criar o blog “O Seu Melhor Eu”, com a finalidade de compartilhar conteúdos para ajudar outras pessoas a alçarem o máximo potencial de suas vidas e irem em busca das suas melhores versões de si. Deixo espaço para comentários e sugestões, pois acredito que todos nós sempre temos algo a ensinar e a aprender. Fico feliz por você estar aqui! Forte abraço

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.