Índice de Conteúdo

Meditação – O guia diário para o sucesso

Concentração scaled 1024x683 - MEDITAÇÃO para iniciantes - Posturas

Desde os tempos antigos até hoje, as pessoas praticam meditação devido aos diversos benefícios trazidos com a prática. Benefícios relacionados tanto à saúde quanto ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim, incorporar a meditação como parte de sua rotina diária pode fazer uma grande diferença em relação à sua atitude e perspectivas na vida.

A meditação é um processo que envolve várias etapas. Além disso, várias tradições espirituais e instrutores de meditação sugerem algumas posturas físicas de meditação.

Segue abaixo algumas posturas que você pode realizar durante o exercício:

1. Postura sentada de pernas cruzadas

yoga 3053488 1280 1024x682 - MEDITAÇÃO para iniciantes - Posturas

Uma das posturas mais populares da meditação é a posição de pernas cruzadas, que inclui a posição de lótus. Você já deve ter visto, inclusive no nosso site, uma foto com um praticante nesta posição.

Esta postura é ensinada na maioria das tradições. Desse modo, a medula espinhal deve ficar reta. Portanto, esta posição exige muita prática e atenção. Além disso, é considerada um pouco complicada para os iniciantes. Pois, requer também que a pessoa tenha um bom alongamento.

Os defensores desta postura alegam que quando a pessoa se senta ereta, facilita a circulação da energia vital. Ou seja, há circulação de energia através dos Chakras da pessoa.

2. Postura sentada em uma cadeira

Nesta posição, o praticante pode sentar-se em uma cadeira, de preferência com um encosto. Desse modo facilitará o ato de manter as costas eretas durante o exercício.

Primeiramente, o praticante senta-se, mantendo as costas retas, a coluna e a cabeça alinhadas, sem inclinar-se, e as coxas paralelas ao chão. As mãos ficam apoiadas confortavelmente na poltrona ou nos joelhos, como a pessoa preferir.

Esta posição é mais indicada para quem tem dificuldade de alongamento. Bem como, para quem não consegue manter a coluna ereta ao executar a posição de lótus. Além disso, é aconselhada para quem dorme facilmente ao meditar na posição deitada.

3. Postura sentada sobre os joelhos

O meditador se ajoelha com os dois joelhos no chão. E deve manter as nádegas apoiadas nos dedos dos pés e nos calcanhares, que quase se tocam. As mãos se apoiam sobre as coxas.

Esta posição é umas das mais difíceis, pois requer um ótimo alongamento dos músculos e ligamentos das pernas, joelhos e tornozelos. Mas, em contrapartida, proporciona um maior fortalecimento e flexibilidade das pernas.

Você pode utilizar uma almofada entre os pés e o quadril para melhorar o conforto da coluna e do quadril.

Esta posição é contra indicada para quem tem lesões nos joelhos, tornozelos ou lombar.

4. Posição deitada

Esta posição também é conhecida como postura Savasana no yoga.

O meditador deita-se sobre um tapete, mantendo as pernas e a coluna eretas e relaxadas.

No entanto, não é usado com muita frequência, pois imita a postura natural do sono. E, como falado anteriormente, às vezes, o meditador pode adormecer.

Esta postura é eficaz na redução do estresse. Também é indicada para pessoas com muita dificuldade em manter a coluna ereta enquanto sentados.

Especialistas afirmam que quando bem executada, 15 minutos de uma boa meditação relaxante equivale a 4 horas de sono.

Isso ocorre porque a pessoa relaxa todo o seu organismo de forma consciente. Por isso, caso a pessoa durma, não obterá os mesmos benefícios que teria se estivesse acordada.

5. Incorporando mudras ou gestos com as mãos.

yoga 3520275 640 - MEDITAÇÃO para iniciantes - Posturas

Na verdade, esta não é uma posição e sim um ou mais gestos que podem ser agregados a sua prática de meditação.

Há um significado por trás desses gestos. Com base na filosofia Yogue, eles podem afetar a consciência de quem os usa. Dessa forma, existem diversos Mudras e cada um está relacionado à algo diferente. Falaremos sobre isso mais adiante no nosso blog.

Um exemplo é a posição comum das mãos do budista. A mão direita repousa no topo da mão esquerda, tocando os polegares semelhantes à tigela do Buda.

Duração e frequência

Como já foi dito em outros artigos, a duração e a frequência da meditação variam. Mas, vale ressaltar que, você deve praticar constantemente, para obter melhores benefícios.

Alguns especialistas afirmam que uma duração aceitável é entre 20 a 30 minutos. Entretanto, você também pode obter bons resultados praticando 10 ou 15 minutos.

Esse tempo pode aumentar à medida que o processo prossegue, como revelaram os praticantes experientes.

A meditação requer prática diária. Porém, algumas pessoas podem sentir frustração ou culpa quando não conseguem realizá-la.

Lembre-se de que perseverança e aceitação são necessárias para obter sucesso. Isso pode lhe ajudar durante o processo. E, assim, aumentar o foco em sua vida cotidiana.

PS: Caso você já tenha tentado meditar anteriormente e por algum motivo não conseguiu, você pode ter achado que isso não é para você. Porém, todos nós somos capazes de praticar a meditação. O que acontece com a maioria das pessoas é a dificuldade de se concentrar e silenciar a mente. Mas, a prática pode ser, sim, feita por todos.

Formação completa em TERAPIAS HOLÍSTICAS

Pensando em ajudar você a reencontrar o equilíbrio em sua vida e te incentivar a começar a meditar hoje mesmo, deixo abaixo o link de uma formação completa em Terapias Holísticas.

Muitas práticas pertencentes às Terapias Holísticas podem ser auto aplicadas. Assim, com esta formação completa e 100% online, você começará a harmonizar todos os pilares da sua vida novamente.

Além disso, com o auxílio das técnicas você conseguirá começar a meditar em poucos dias. Bem como, terá a oportunidade de descobrir o seu propósito de vida e começar uma nova profissão.

Você irá introduzir a meditação e as novas técnicas na sua rotina diária de forma gradua. Afinal, nada acontece sem a ação! E, assim, começará a ver e a sentir de forma surpreendente os benefícios causados pelas práticas em sua vida.

Caso tenha se interessado, clique abaixo para saber mais:

Se você gostou, compartilhe em suas redes sociais ou com um amigo. Desta forma, este artigo atinge uma maior quantidade de pessoas.

Deixe seu comentário aqui e compartilha comigo sua experiência!

Gratidão!

Até o próximo post 😉

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

[GRÁTIS] "Como Iniciar do ZERO na Terapia Holística"

Preparei um PRESENTE para você, descubra tudo sobre a profissão em que você AJUDA pessoas.

Obter Livro*Material gratuito

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.